sexta-feira, 17 de junho de 2011

DIA 16/06/11: Quinta Feira: 2Cor.11,l-11; Mt.6,7-15


O missionário não deve exercer sua missão por interesse, mas por amor ao povo a quem testemunha o evangelho, alertando-o sobre o perigo de se deixarem levar por falsos profetas, que tentam desviá-los  do verdadeiro caminho, sem complexo de inferioridade  diante deles.  Assim agiu Paulo, modelo de autêntico missionário. Também devem ensinar que a oração não consiste na repetição de muitas palavras, mas no seguimento do modelo da oração-modelo, que Cristo nos ensinou . Finalmente o perdão ao próximo é condição para recebermos o perdão de Cristo, e condição pra a paz e a comunhão, como já vimos.
                                                                                                                      
DIA 17/06/11: Sexta Feira: O NOME DE JESUS: 2Cor, 11,18.21-30; Mt 6,19-23

   A vida e o trabalho missionário está sujeita a muitas lutas e sofrimentos de toda espécie: perigos de morte, perseguições, viagens penosas e perigosas, perigos de vários tipos e inúmeros trabalhos. Todo tipo de dificuldades. Mas o missionário, embora sendo humano, como qualquer pessoa humana, não se sente inferior a ninguém. E como a principal missão do missionário é o testemunho, ele deve ser exemplo de desprendimento  e pobreza, colocando sua riqueza em bens que não perecem. Jesus deve ser sua riqueza e bem maior. Destituído de todo recurso material, foi pelo poder do nome de Jesus que Pedro curou o Paralítico do Pórtico do templo.  (At.3, 1-8)

 
   DIA 18/06/11: Sábado: 2Cor, l2,1-10; Mt. Mt. 6, 24-34

   Embora dotado de vários dons, Paulo não se ensoberbece e reconhece o peso de sua natureza humana, frágil e pecadora. Paulo é exemplo. O missionário deve ter as mesmas atitudes.
Imitando o exemplo de Cristo (Mt.8,20), deve cultivar o total desprendimento e confiança NELE e não se preocupar com sua vida e seu sustento material. Cristo cuidará disso.

     SÍNTESE-MENSAGEM DA SEMANA:

    Como definimos, como objetivo destas reflexões a mensagem de todos os textos litúrgicos da semana, nesta semana queremos viver PENTECOSTES, que celebramos domingo, fazendo dele a celebração da vocação missionária da Igreja, principalmente entre os CONFINS, que nascem em Pentecostes, como fruto do Espírito Santo.
    Vimos, então, que:

    - Missionário mais que palavras e ação, se define como TESTEMUNHO. 

    - Tal testemunho consiste: Na inculturação, ou dom das "Línguas", que entender e fazer-se entender.

     - Total desprendimento, abnegação, desinteresse.

    - Sendo, criando, estimulando e cultivando a UNIÃO, a COMUNHÃO , a COMUNIDADE, o PERDÃO e a PAZ.

    - E as virtudes, das quais Santo Antônio e  Paulo nos deram o exemplo, e Cristo mandou e também praticou. 

    - Alertando sobre os falsos profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário