5.1. Financeiros
Uma das características de uma autêntica área de missão é a pobreza. O povo é pobre e não tem condições de arcar com as despesas da missão, que são altas. Este e uma das grandes dificuldades da missão: altos custos numa população pobre. Missão é pastoral deficitária. Só para termos uma idéia dos custos atuais da missão apresentamos o balancete.
PREÇO DOS TRABALHOS DA MISSÃO
GASOLINA: 550 litros a 2,80 o litro = 1.540,00
ÓLEO 2 TEMPO: ALIMENTAÇÃO para dois 15 dias = 250,00
Diárias do piloto: 30,00 por dia: = 450,00
15 dias
Revisão e Manutenção = 100,00
________
2.580,00
7 vezes: uma vez por mês (De Janeiro a Julho inclusive) 18.410,00
------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. MISSÃO NOS RAMAIS
GASOLINA: 12 dias: 200 litros a 2,80 = 560,00
ALIMENTAÇÃO = 250,00Diárias do piloto: 30,00 por dia = 360,00
12 dias
Revisão e Manutenção = 100,00
__________
1.270,00
5 vezes por ano: de Agosto a Dezembro (inclusive) 6.350,00
------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. BARCO
ZELADOR DO BARCO: 25,00 por dia = 9.125,00
365 dias
------------------------------------------------------------------------------------------------------
TOTAL:MISSÃO NOS RIOS = 18.410,00
MISSÃO NOS RAMAIS = 6.350,00
ZELADOR DO BARCO = 9.125,00
_______________
TOTAL: 33.885,00
------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. MISSÃO RIBEIRINHA LEIGA DE JULHO
GASOLINA:
Ouro Preto
Pacaas Novos
Rio Novo
Ramais
ÓLEO 2 TEMPOS: 30 litros a 12,00 = 360,00
4 rabetas, casco e motor 50,00 por dia = 3.000,0015 dias
Pilotos: 30,00 a diária 15 dias = 1.800,00
4 pilotosALIMENTAÇÃO: 1.500,00
------------------------------------------------------------------------------------------------------
MISSÃO DE JULHO = 13.660,00
MISSÃO NOS RIOS = 18.410,00
MISSÃO NOS RAMAIS = 6.350,00
ZELADOR = 9.125,00
________
TOTAL GERAL = 47.545,00
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diocese de missão, em geral e a nossa não é exceção, vive de ajuda externa. A nossa, até agora, viveu as custas da França.
Onde buscar os recursos?
Até agora vivemos de duas fontes principais ajuda de amigos, colaboradores e missionários da retaguarda e do Governo estadual, desde o Governo Ivo Cassol 2003 a 2010. Quando o dinheiro destas fontes não dá, o jeito é estender o chapéu e pedir esmolas.
5.2. Meios de transporte
Sendo que este trabalho missionário 6 meses se dá nos rios e 6 meses em terra, dois meios de transporte são imprescindíveis:
- Voadeira (lancha, com motor de popa) para o trabalho do Padre, mais rápido. Temos uma Iamar, motor 15. HP, para o trabalho normal nos rios.
- Barco de 19 x 5 metros equipado com consultório médico, dois gabinetes dentários, laboratório, farmácia, três banheiros, cozinha, espaço para motor (MWM 114) conjunto gerador, e espaço (porão) para carga, e para 30 redes.
Este barco é para o trabalho de atendimento e assistência ás famílias ribeirinhas da equipe médica, odontológica, que já mencionamos acima.
- Acoplada a este barco vai mais uma voadeira, exigida pela capitania dos portos, para casos de emergência e para levar médicos, ou trazer doentes que não podem vir ao barco. Para isto temos, outra voadeira Iamar 15. – temos também um barquinho de 8 x 2 metros com um motor Iamar 4. Para o trabalho nos ramais, no tempo do verão, diante das condições sofríveis de estradas intransitáveis, cheias de buracos, o único meio de transporte aconselhável é o Jeep. Temos um, doado pelo Governo de minha Província Redentorista.
Como já vimos então, além do Barco-Hospital, duas Voadeiras e o Jeep, temos um motor MWM 114, um conjunto gerador, dois compressores, duas cadeiras odontológicas, e toda a aparelhagem para um gabinete dentário completo, aparelhos para exames de laboratório, dois freezer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário