quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TEXTOS: 2COR. 4,7-15; MT.20,20-28

SENTAR-SE AO LADO DE CRISTO
A atitude da mãe dos filhos de Zebedeu, dos quais um era Tiago Maior, cuja festa celebramos hoje e que suscitou acirrada discussão entre os Apóstolos, nos permite refletir sobre o sentido  da autoridade e poder, a partir do projeto social de Cristo.
1. TIAGO MAIOR
 Antes de iniciarmos nossa reflexão de hoje, porém, vamos conhecer um pouco da personalidade, vida e trabalho de Tiago Maior, o Santo de hoje.
1.1. FAMÍLIA:
PAIS: Zebedeu e Salomé (Mc. 15,40; Mt.27,56)
Irmão mais velho do Apóstolo, João evangelista, mais por semelhança de caráter, do que por parentesco.
1.2. PERSONALIDADE:
          Caráter impetuoso, pronto, doador, daí o nome de Zebedeu, Zeloso, dedicado: Quis atear fogo numa cidade da Samaria, que não quis receber  Jesus (Lc. 9,51-56).
          Voz extraordinariamente forte, inspirava medo. Por isso é também é chamado “Boanerges” filho do Trovão.
Primeiro Apóstolo escolhido por Jesus. (Mt. 4,21ss; Mc. 1,19ss; Lc.5,10) Sempre colocado entre os três primeiros.
           Primeiro Apóstolo mártir, decapitado por Herodes Agripa I, em 42-43 depois de Cristo (At. 12,1-2). 
           Confidente e íntimo de Jesus, sempre convidado por Ele, junto com Pedro e João para testemunha de fatos importantes da vida de  Jesus, como:  Cura  da  Sogra de  Perdro (Mc. 1,29-31) . Ressurreição da Filha de Jairo   (Mc. 5,37-43 ; Lc. 8,51-56); Transfiguração  Mc.9,2-8 ;  Mt. 17,1-8 ; Lc.9,28-36; No horto das oliveiras  Mc.4,33ss; Mt. 26,37). Entre os que pergunta sobre os percussores do fim.  (Mc.13,18)           
          É  chamado também Tiago Maior, por ter sido o primeiro apóstolo, por sua grande intimidade com Jesus e por ter sido o primeiro apóstolo mártir.
1.3. VIDA E MISSÃO
Diz a Tradição, que Tiago Maior, após a Ascensão de Jesus aos céus, os Apóstolos saíram de Jerusalém e se dispersaram pelo mundo. A Tiago Maior coube a evangelização da Samaria e, depois, da Espanha, onde sua pregação não teve sucesso, conseguindo apenas nove seguidores, segundo alguns. Um só, segundo o mestre João Beleth (Veja Jacopo de Varaze, Legenda Áurea. Vidas de Santos, 2003. 94. São Tiago, o Maior, pg. 562)
Abatido e desanimado, frente ao humilhante fracasso decidiu voltar para junto dos Apóstolos, em Jerusalém, onde sofreu o martírio.
1.4. CULTO EXTRAORDINÁRIO E PEREGRINAÇÕES
A partir do século nono São Tiago Maior tornou-se objeto central de enorme culto em toda a Espanha, tendo como centro de irradiação COMPOSTELA, unindo, animando e, diz a lenda, sendo o comandante supremo do exército espanhol, em sua luta vitoriosa contra os Mouros, banindo-os de todo o território espanhol. Documento desta campanha é a imagem, famosa em todo o país, de SÃO TIAGO MATA-MOUROS, montado em  fogoso cavalo branco, brandindo sua espada e matando Mouros, à  direita e  esquerda.
Transcendendo a lenda e se transformando em fato e história é  o movimento da TERCEIRA MAIOR PEREGRINAÇÃO DO MUNDO, DEPOIS DE ROMA E JERUSALÉM E A PRIMEIRA que, desde o século X, faz A PÉ 800 quilômetros, saindo da França, subindo os Pirineus e continuando A PÉ, pela cordilheira Cantábrica, por todo o norte da Espanha, até a Basílica-Santuário de São Tiago de Compostela.
É o histórico e famoso CAMINHO  DE  SÃO TIAGO.
São 15.000 romeiros, a pé, renovando, todo ano, a experiência DAS LINGUAS, DE PENTECOSTES (AT.2,1-47), QUANDO A MAIORIA ABSOLUTA NÃO FALA A LINGUA DO OUTRO E TODOS SE ENTENDEM SEM DIFICULDADE..
Eu já fiz esta peregrinação duas vezes : em 2.005 e 2.010  e confirmo que, de fato, é uma experiência fascinante, indescritível e inesquecível.Vou repeti-la, ao completar 85 (2015) e 90 anos (2020). JÁ ESTÁ CONVIDADO.
Retomando, agora, os textos da Eucaristia de hoje, iniciemos nossa reflexão sobre o poder e a autoridade:
2. A COBIÇA DA GLÓRIA DE PODER  DOMINAR, OPRIMIR, EXCLUIR
 "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem" (Mt.20,245)
A ganância pelo poder, definido como fonte de status, dignidade e prestígio, para dominar, oprimir e excluir, parece tendência humana natural e, até certo ponto, admissível, como defesa da própria liberdade, contra a escravização. Mas, quando se torna privilégio de um indivíduo, ou grupo contra o outro ou os demais grupos, já não tem explicação, nem justificativa, transformando-se  em puro poder ditatorial.
Como natural, não é novidade do tempo, cultura e sociedade de Jesus. É um problema de todos os tempos e grupos sociais, principalmente em tempo, cultura e sociedade anômica, como a de Jesus e nossa, que só diferem em tipo, formas e graus. 
3. OUTRO MODO DE PENSAR O PODER, O GOVERNO E A POLÍTICA
Cristo, em mais este ponto discordou dos valores do tempo, principalmente de inspiração romana detentora do poder, no tempo, e introduziu um novo valor, no modo de pensar o poder:
"Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, entre vós, será esse o que vos sirva. E quem quiser ser o primeiro, entre vós será vosso servo. Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate em favor de muitos"(Mt.20,26-28).
 Jesus, então, tem não só tem novo conceito, mas também  nova postura e novo exemplo de como ser e exercer o poder, definido como:
3.1. PORTAR-SE COMO O MENOR: "O maior entre vós seja como o menor e aquele que dirige, como aquele que serve" (Lc.9,48).
3.2. TRATANDO OS SÚDITOS COMO AMIGOS E NÃO SERVOS: "Já não vos chamo servos, por que o servo não sabe  o que faz o seu senhor. Eu vos tenho como amigos, por que tudo quanto ouvi de meu Pai, vos tenho dado a conhecer" (Jo.15,15).
3.3. AMAR: "O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei".
3.4.SERVIR: O gesto de Jesus lavando os pés de seus apóstolos. "Vós me chamais mestre e senhor e dizeis bem, por que eu o sou.Ora se eu sendo o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros" (Jo.13,13-14)
3.5. SOFRENDO E MORRENDO PELO OUTRO: "Ninguém tem maior amor ao outro do que aquele que dá a própria vida, em favor de seu amigos.... (Jo.1513)
GOVERNAR É, POIS DAR E NÃO IMPEDIR, OPRIMIR, OU TIRAR A VIDA!
4. PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?
 Com estas palavras Jesus nos revela o sentido mais profundo e exigente do poder e da autoridade, que é não só imitar seu exemplo, mas identificar-nos com ele.  
Paulo deixa mais explícita esta exigência de Jesus, na primeira leitura da Eucaristia de hoje: "Por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimento mortais de Jesus, para que também sua vida se manifeste em nossa pessoa.... Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com Jesus e NOS COLOCARÁ A SEU LADO" (2Cor..4, 10-14). 
Assim Paulo, ao mesmo tempo repete, com fatos ao pedido da mãe dos dois Zebedeus é a pergunta-resposta de Jesus: Para reinar com Cristo é preciso identificar-se com Ele e identificar-se com Ele é assumir, carregar e morrer na Cruz, por que QUEM ESTÁ COM JESUS ESTÁ NA CRUZ. Um vez que quem fala Jesus fala Cruz. "Pela Cruz à luz!", era o lema que Dom Rei, primeiro bispo da Diocese de Guajará Mirim, mandou escrever em seu brasão episcopal.
Por isso São Paulo cita os principais sofrimentos pelos quais passou e todo Cristão passará: "Afligidos, por todos os lados. Postos entre os maiores apuros. Perseguidos. Derrubados. ENTREGUES A MORTE.
5. TESOUROS EM VASO DE BARRO
Paulo também afirma, na mesma primeira leitura, que trazemos este tesouro dádiva de Cristo,  nos identifica com Ele, em vasos de barro, lembrando nossa fraqueza, mas, por outro lado também, ajudando-nos a reconhecer que o poder extraordinário desta vida de Cristo em nós, não vem de nós, mas dele.
É esta ajuda que não nos deixa ser vencidos pela angústia. Perder a esperança, nos sentir desamparados, aniquilados. É morte que revela e nos leva à vida e ressurreição com Ele. (2Cor.4,7-15) "Tudo concorre para o bem daqueles que amam  Deus e  são chamados de acordo com seu projeto" (Rm.8,28).
Tudo isto acontece em nós pela FÉ  e para o bem de nossos irmãos. "Cremos, por isso falamos. E tudo isto é por causa de vós, para que a abundância da graça em número maior de pessoas, faça crescer a ação de graças, para glória de Deus." (2Cor,4,12.15) 
Estas convicções devem despertar em nós, mais uma vez, a consciência da DEPENDÊNCIA existencial existente entre nós e o Cristo (Fl.1,21; Gl.2,19-20), constante vigilância, sempre insistida por Ele. (Mt, 24,42; Lc.21,36) e da  ORAÇÃO. "Vigiai e Orai!" (Mc.14,38) .

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