quarta-feira, 25 de abril de 2012

17a. SEMANA DO TEMPO COMUM: 28 DE JULHO DE 2011

TEXTOS: Ex.40,16-21.34-38; Mt, 13,47-53
    INTRODUÇÃO:

   
1. PROCURANDO SENTIDO


Nas reflexões sobre os textos  da liturgia eucarística de ontem já falamos sobre a distinção e diferença entre liturgia e catequese. Por ser um momento celebrativo e não catequético os textos das leituras não têm uma correlação temática. Muitas vezes, aparentemente o texto de uma leitura nada tem a ver com o texto da outra ou do evangelho. É o caso das leituras de hoje.

Nós, que estamos preocupados de estabelecer esta correlação, é que temos que procurá-la, sem forçar, nem mudar o sentido do texto, mas esquecendo, muitas vezes, seu sentido literal e buscar um sentido, frequentemente  escondido, subentendido, ou latente nas entrelinhas. 

É o que temos que fazer para descobrir a ideia força e central da liturgia de hoje.



2. GRANDE SEMELHANÇA


O Evangelho de hoje é em tudo semelhante à parábola do Joio e do Trigo, só tem uma diferença:   lá se faz o julgamento tanto do joio como do trigo. Aqui se menciona só a condenação dos peixes maus. É a partir destas diferenças que se nota como a revelação não se dá fora, mas a partir e determinada por uma realidade concreta e específica. As circunstâncias de tempo, espaço e destinatários dentro e para as quais Jesus dirige a parábola do joio e do trigo e os objetivos que pretende são uns. As circunstâncias em que é contada a parábola da rede. O que Jesus pretende e a quem  quer atingir devem ser outros. Esta pode ser a causa da diferença. Por isso, antes de descobrir o sentido da palavra revelada, deveríamos estudar a realidade-endereço para a qual é destinada e que a determina. É o que chamamos de  dimensão, ou contexto histórico e sociológico da revelação, que não nos interessa agora.



MENSAGEM DO 17o.DOMINGO COMUM


TENDA E REDE


A primeira leitura continuando, a ler o livro de Êxodo, relata como Moisés dirige o término da construção do Templo, conforme as ordens de Javé. Estendeu a tenda sobre ele e dentro dela a arca contendo o documento da Aliança do Senhor com seu povo. Uma nuvem cobriu a tenda e a Glória do Senhor encheu o santuário. O Santuário-tenda era portátil, para que pudesse acompanhar o povo por onde o povo andasse. Presença contínua e inseparável. De dia uma nuvem pairava sobre o Santuário  e à noite se transformava numa chama de fogo. Os judeus só se punham a caminho depois que a nuvem se levantasse. Sem a presença de Deus nada faziam.

O evangelho nos conta a parábola da rede, que os pescadores laçam ao mar e pegam peixe de toda qualidade.  Depois de cheia puxam a rede e, sentados na proa, começam a selecionar os peixes, colocando os bons em cestos e jogando fora os maus. Jesus termina a parábola dizendo que no fim do mundo acontecerá a mesma coisa: uma seleção dos bons e dos maus, sendo os maus lançados num fornalha de fogo.

No final Jesus conta outra parábola comparando todo escriba convertido para seu discípulo, a um pai de família que tira de seu  tesouro coisas novas e coisas velhas.

Que experiência de vida podemos tirar destes dois textos do livro do Êxodo e do Evangelho da Comunidade de Mateus? 

A palavra de Deus é muito rica das mais variadas  experiências de vida. De um mesmo texto podem-se tirar variadas mensagens que iluminam as mais diversas situações de nossa vida.

Para a situação que estou vivendo no momento, os textos que a liturgia de hoje  apresentam, me sugerem  a seguinte mensagem de vida:


1. EMANUEL: DEUS CONOSCO


Para mim o nome que melhor diz quem é Deus é aquele que o próprio Deus disse que o povo lhe daria:  "EMANUEL": "DEUS ESTÁ CONOSCO". "Disse Deus a Acaz: "Pois saibam que o próprio Javé lhes dará um sinal". Uma jovem conceberá e dará à luz um filho,que será chamado " EMANUEL" : Deus está conosco (Is. 7,14).

Quem ama, quer estar junto. Este incompreensível amor de Deus que não o deixa desistir do desejo de estar conosco já vem de longa data: Podemos dizer que já começou na criação, quando ele nos deu a existência e nos fez participantes de seu ser e de sua vida, criando-nos à sua imagem e semelhança: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...,.E Deus criou o homem à sua imagem. Á imagem de Deus Ele o criou" (Gen.1,26.27).

O filho leva sempre o pai junto  de si, por que tudo o que tem é herança biológica do pai. Assim, criando o homem e cunhando-o à sua imagem, Deus está sempre junto dele


2. O SANTUÁRIO


Desde Moisés Deus já revelou seu desejo de construir um Santuário, para tornar mais visível, real e sensível sua presença no meio do seu povo: "Faça um santuário para mim e eu habitarei entre eles" (povo) (Ex.25,8).

Justamente esta proximidade de Javé é o motivo pelo qual o povo pode se orgulhar e provar perante todas as nações, que seu Deus é Deus verdadeiro: "Que grande nação tem um deus tão próximo como Javé, nosso Deus?!" (Dt.4,7) Esta era, justamente, a característica do povo Judeu, no meio das demais nações: nas demais, os  deuses estão nos seus olimpos. Distantes, desconhecedores e desinteressados dos problemas do povo. O Deus dos Judeus não é um Deus distante, nem indiferente, mas alguém que armou sua barraca ao lado das barracas do povo, o acompanha passo a passo e luta com ele.


3. CRISTO DEUS EM CARNE E OSSO


O Novo Testamento registra um passo à frente neste incomensurável amor de Deus para conosco. No desejo de se aproximar da humanidade,  se fez próximo dos Judeus, no meio do Povo, entre o Povo. Em o Novo Testamento Deus vai mais longe.  No seu projeto de estar perto de nós,  resolve ser um DEUS-NÓS. UM DE NÓS. RESOLVE VIR PESSOALMENTE A TERRA, REVESTIR-DE DE NOSSA CARNE E SER HOMEM COMO NÓS. IDENTIFICAR-SE CONOSCO.... “e a palavra era Deus...E a palavra se fez homem e habitou entre nós". Agora Deus não mora mais em templo  de  pedra, nem em tenda de pano, mas assume nossa carne e se faz gente. Não mora mais NO MEIO , ou ENTRE nós. Mas É UM DOS NOSSOS, UM DE NÓS. (Jo, 1-18) Filho de uma mulher, como nós "Quando, pois, chegou à plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher".(Gal.4,4)



4. CRISTO UM DE NÓS


Mas a iniciativa de Deus é mais ousada ainda. Decidido a ir ao infinito de seu amor se decide não apenas a ser um homem a mais, mas SE IDENTICA CONOSCO. TRANSFORMA-SE EM NÓS E NOS TRANSFORMA NÊLE, ao ponto de São Paulo poder dizer: "Eu vivo, mas não sou mais eu quem vive, é Cristo que vive em mim. E esta vida, que agora vivo, eu a vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gl.2,20) "O que desejo e espero é não fracassar, mas agora como sempre, manifestar com toda a coragem a glória de Cristo em meu corpo, tanto na vida como na morte. Pois, para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro" (Fl.1,20-21).

     

5. CRISTO-NÓS: COMUM UNIDADE



Ora, como Cristo é um só, todos os que se identificam com ele se tornam UM, entre si, em comum união (comunhão),  comum unidade (Comunidade). É o que chamamos IGREJA, que não é construção  material, ou pura união afetiva, ou grupo de amizade, de interesses, de ideias e ideais, mas unidade no SER. "Embora sendo muitos formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez é membro dos ouros " (Rm.12,5)  "O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo?. E como há um só pão, nós,embora muitos,somos um só corpo, pois participamos todos deste único pão" (1Cor, 10,16-17). Foi o que Jesus nos deixou como última oração, sua oração mais linda, a oração chamada sacerdotal a oração-testamento, antes de sua morte: "Eu não peço só por estes (os apóstolos), mas também por aqueles  que vão creditar em mim por causa da palavra deles, (e entre estes, nós) para que todos sejam um, como tu Pai estás em mim e eu em ti. E para que “TAMBÉM ELES ESTEJAM EM NÓS,...PARA QUE ELES SEJAM UM COMO NÓS SOMOS  UM. EU NELE E TU EM MIM PARA QUE SEJAM PERFEITOS NA UNIDADE.... E EU MESMO ESTEJA NELES" (Jo. 17,20-26).

A missão e função desta igreja é missionária: convidar, arrebanhar, e dar chance a todos, COMO UMA REDE. Para levar todos à salvação, pela fé em Cristo e seu evangelho. Mas este convite não pode ser coação, nem obrigar quem quer que seja  a aderir à fé, uma vez que esta tem que ser opção pessoal, consciente e livre a Cristo, e à comunidade, sua Igreja. Por isto, como numa rede, na Igreja sempre será comunidade de bons e maus, santos e pecadores, fazendo-a, também e por isso, santa-pecadora. 

Mas a Igreja também, com razão, pode ser comparada à ARCA, que continha dentro de si o documento da aliança: as TÁBUAS DA LEI. A Igreja é  depositária e guardiã do EVANGELHO: CAMINHO, VERDADE E VIDA, que é Cristo. Critério do bem e da verdade, que nos julga e deve ser desde já, como o será definitivamente depois da morte, o critério que nos indica o bem e o mal, o bom e o mau, ajudando-nos a saber separar o bem do mal, os bons dos maus, a quem escolher e a  quem seguir. 



6. O PAN-CRISTIANISMO, OU CRISTIFICAÇÃO UNIVERSAL-CÓSMICA


Mas o que estamos cada vez entendendo melhor é que Jesus, se encarnando, não se identifica só com a humanidade, mas com toda a criação, por que toda a criação é obra de Deus, foi criada e redimida por ele e, portanto, é FILHA DELE e NOSSA IRMÃ. ASSUMINDO NOSSA CARNE, CRISTO ASSUMIU TODA A NOSSA REALIDADE, NOSSO TEMPO, NOSSA HISTÓRIA. Revelando a integralidade do ser humano, que não é só corpo e matéria, nem só espírito e vida moral, espiritual, mas  tudo isto ao mesmo tempo, mais tempo, história, acontecimento. TEMPLO É, POIS, O MUNDO, A NATUREZA, O COSMOS. É isto que obriga o ser, a vida humana, a igreja e de toda a criação  ser DIÁLOGO, EM COMUNHÃO UNIVERSAL, CÓSMICA. E é POR ISSO QUE NADA RELACIONADO AO SER HUMANO  PODE SER PENSADO, INTERPRETADO E FALADO a não ser em relação com esta sua TOTALIDADE e nesta totalidade, COM CRISTO. Foi este processo que Teilhard Chardin classificou como CRISTIDIFICAÇÃO UNIVERSAL.

Esta consciência revoluciona todo o conceito de Encarnação, Igreja e tudo o que vimos nesta reflexão ......   



PARA SE QUESTIONAR



1. Nós, PRINCIPALMENTE se moramos AS MARGENS DOS RIOS, CERCADOS DE MATA, estamos aproveitando este ambiente   extremamente favorável à oração, à meditação e à experiência de deserto, para experimentar a presença de Deus ?

 

2. Estamos conscientes desta identificação de Cristo com todos os seres e esta consciência alimenta em nós profundo respeito para com todos os seres? 



3. Estamos conscientes de que mais importante do que a igreja material, como lugar de oração e recepção de sacramentos  é a Igreja-comunhão e comunidade?



4. A consciência de Igreja-comunidade nos está levando à participação ativa na mesma e à promoção da fraternidade?

 

5. Cremos na Cristificação de todos seres, ou que tudo está em relação e comunhão com o cosmos  e procuramos pautar nosso modo de ver, pensar e viver por esta fé ?



O R A ǠàO



SENHOR! TEU AMOR POR NÓS E POR TODAS AS CRIATURAS É TÃO GRANDE QUE FIZESTE TUDO PARTICIPAR DE TUA VIDA. E NÃO CONTENTE COM ISTO, ARMASTE TUA BARRACA AO LADO DA NOSSA, VIESTE AO MUNDO, PARA SER UM DOS NOSSOS, IDENTIFICANDO-SE CONOSCO E QUERENDO QUE NOS IDENTIFICASSEMOS CONVOSCO, TORNANDO-NOS UM COM OS IRMÃOS, E COM AS CRIATURAS COMO ÉS UM COM O PAI. ESTA É UMA REALIDADE QUE ULTRAPASSA NOSSO ENTENDIMENTO E MUDA TOTALMENTE NOSSO MODO DE VER, PENSAR E TODO O NOSSO COMPORTAMENTO. PEDIMOS SUA AJUDA, PARA QUE CONSIGAMOS TER ESTE MODO DE PENSAR E AGIR, PARA QUE POSSAMOS TORNAR REALIDADE TUDO ISTO QUE CREMOS. AMÉM!

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M Ã E    R I B E I R I N H A    R O G A I     P O R    N Ó S!

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